terça-feira, 27 de setembro de 2016

Instituto Brasileiro Varejo e Franchising


O varejo é o termômetro da economia. Cada detalhe é extremamente importante quando se trata de varejo e franchising.

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Realizamos todo suporte para a gestão de negócios no varejo, apoiando o lojista, o gerente e toda a equipe que realiza as ações operacionais, financeiras, comerciais de logística. Um dos serviços que realizamos para dar apoio gerencial é o Cliente Secreto.

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Na Franquia, realizamos apoio ao franqueado e ao franqueador.

São seis fases básicas

– Diagnóstico da unidade a ser franqueada

– Formatação da unidade

– Projeto de Expansão

– Apoio na Comercialização

– Assessoria na implantação inicial

– Gestão compartilhada junto ao franqueado nos primeiros passos

– Suporte como Supervisor/Consultor de Campo

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Nosso apoio ao franqueador inicia uma etapa antes do estudo de franqueabilidade fazendo um Diagnóstico do negócio contemplando as principais áreas: comercial, produção, financeira e pessoal. O objetivo é identificar os diferenciais e corrigir o que for preciso antes de iniciar o processo de franquia. Muitas vezes o negócio é bom, mas precisa de ajustes para tornar-se uma franquia.

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A formatação de franquia é realizada em três etapas básicas

– A primeira etapa é o estudo de Franqueabilidade onde busca-se verificar a Viabilidade Financeira do modelo de unidade a ser franqueado.

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– A segunda etapa é a Elaboração dos Instrumentos Jurídicos da franquia

    • COF – Circular de Oferta de Franquia

    • Pré-Contrato de Franquia

    • Contrato de Franquia

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– A terceira etapa consiste na Manualização de todas as áreas da empresa, tomando como base uma unidade que servirá de piloto/modelo para as demais unidades franqueadas.

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– Manual do Franqueador


Perfil do Franqueador


Estrutura da empresa franqueadora


Homologação de fornecedores


Processos logísticos


Seleção de Franqueados


Apoio aos franqueados


Escolha de ponto comercial


Acompanhamento das obras e reformas


Estratégias de Marketing


Consultoria de Campo


Ações de Marketing da franqueadora


Universidade corporativa – capacitação e treinamento do franqueado e sua equipe


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– Manual do Franqueado


Perfil do Franqueado


Perfil dos colaboradores


Checklist para montagem da unidade


Checklist para abertura de unidade


Marketing inicial


Máquinas, materiais e equipamentos


Organograma


Funcionograma com descrição de cargos


Processos produtivos


Procedimentos de inicialização e término de operação


Atendimento ao cliente


Manutenção diária e preventiva


Limpeza e organização


Arrumação e gerenciamento de estoque


Estratégias de compras


Técnicas de vendas


Padrões de qualidade


Apoio – caixa, embalagem, crédito


Uso de sistemas informatizados


Procedimentos de Recursos Humanos (seleção, recrutamento, retenção, admissão, demissão, férias, incentivos)


Ações e papeis do gestor da unidade


Controles administrativos e financeiros


Procedimentos fiscais


Atividades de marketing e promoções da unidade


Uso das ferramentas de marketing digital e mídias sociais


Estratégias e ações de merchandising


Métricas para o varejo e para a franquia


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